quarta-feira, 2 de julho de 2008

Encruzilhada é terreno de exu.

De modo que devo estar no inferno. Estamos todos na sarjeta mas alguns de nós olham pra estrelas. Isso apenas até o cachorro vira-lata aparecer pra fazer xixi na gente. Nunca mais bebo esse negócio. Exu, sabemos, não é um demônio e sim um tipo de mensageiro. Estranhamente tudo que ele carrega são telegramas com as letras VTNC. Exu tem parceria com o gênio da garrafa, que está no mercado há milhares de anos e mesmo assim todo mundo acha que é mais esperto que ele.
-Sou um gênio, realizo desejos etc. Você tem direito a um desejo.
Nessa hora, crendo ser o único esperto do mundo, sujeito tende a dizer "eu desejo ter 3 (ou cinquenta, ou infinitos) desejos". Pronto, ferrou-se. Vai passar o resto da vida como um anti-budista, escravo dos desejos, porque o gênio só realiza um.
Ou seja, na linguagem do Gênio o que você disse equivale a: "por favor, realize este meu desejo de passar o resto da vida a desejar três, cinquenta ou infinitas coisas."
É, quanta coisa se esconde por trás de linhas finas. Aranhas, por exemplo. Advogados. Cocainômanos que rasparam o fundo da gaveta em busca de poeira. O inferno é uma vila na cidade do conto de não me lembro quem, onde vivem as criações literárias. E estão todos lá - o Lúcifer de Neil Gaiman, o Robot Devil de Futurama, centenas de Mefistófoles, o mais proeminente sendo o de Goethe. E claro, os gênios da garrafa em geral. As pessoas tem que ter muito, mas muito cuidado com o que pedem, seja ao demônio, ao gênio ou ao garçom do boteco ao lado, Bar e Lanches Terra Roxa.

0 intromissões: