terça-feira, 11 de julho de 2006

Lot's Wife, 2000






ITP Project. Physical Computing. Sistemas de Narrativa, ou como interagir com o computador sem usar o trio teclado, monitor e mouse.

Esse projeto ficou seis meses em exibição permanente na Tisch School of the Arts.

Componentes:
- Caxa de Plexiglass com sal grosso
-Microchip bx24, programado em basic, que controla os motores e recebe e conversa com o computador
-12 motores elétricos, com parafuso fora de centro pra vibrar
-câmera de video, que age como sensor, conectada ao mac
-Macromedia Director
-Track Them Colors

A câmera vê a caixa. O computador analisa o video frame a frame. Cada motor tem uma area de controle. Se a quantidade de pixels que mudar dentro da área de controle for maior que o limite (como se uma mão aparecer), ele pede pro chip ativar o motor

Então você desenha no sal. E o ato de fazer os desenhos é o que faz com que eles desapareçam, como cartas na areia – ou no sal.

Além disso, tem os lados tátil – do prazer de brincar com o sal e sentir as vibrações, e auditivo – que cada motor soa de uma forma, e a caixa vira um instrumento musical, ainda que hermetista.

E a esposa de Ló, injustamente punida. Antes de massacrar Sodoma, o anjo disse vá embora e não olhe pra trás. Preocupada com as filhas que se recusaram a deixar a cidade, a esposa de Ló (que não tem um nome) olhou pra trás e foi transformada em uma estátua de sal. Segundo alguns, por ter visto os anjos em plena carnificina e genocídio. Deus não gosta de cientistas.

0 intromissões: